Reforçadas: este tipo de mangueira assemelha a construção de três camadas básicas, mas com amortecedores extras na camada de reforço, na maioria das vezes em forma de trança têxtil, arame trançado, ou material do fio espiral ao redor do tubo interno.
Enrolada: mangueiras enroladas são mangueiras semi-rígidas projetadas para a expansão e fáceis de guardar. Como a mangueira é enrolada, pode esticar de tal maneira que não coloca pressão desnecessária sobre os materiais de mangueira.
Ondulado: outro método de aumentar a expansão e flexibilidade em uma mangueira é a introdução de corrugação. O processo de corrugação manifesta-se como tópicos pequenos ou dobras no material da mangueira, um pouco como uma sanfona, que permitem que a mangueira se expanda e comprima sem danificar a carcaça.
Articulados: mangueiras articulados são mangueiras construídas em seções, com eixos rígidos conectados por articulações flexíveis. A articulação permite que as mangueiras façam curvas ou gire em torno de outros componentes.